terça-feira, 24 de abril de 2012

PROJETO QUEM SOU EU



TURMA - MATERNAL 2012


PROJETO QUEM SOU EU

Educadora – Maria Santos de Oliveira, Irene de Fátima dos Santos
Turma – Maternal
Tempo estimado – 1 mês
            O objetivo deste projeto é trabalhar a identidade da criança, onde é imprescindível possibilitar a criança se apropriar do conhecimento sobre sua história de vida, bem como a história do seu nome, e ainda mais importante é fazer a interação do CMEI com a família e a criança.
            Cada atividade proposta tem uma intenção, que é de levar a criança ao conhecimento de si e do outro, todas tramam o mesmo objetivo. Neste sentido
Percebe-se a grande importância para o desenvolvimento da criança, bem como todos os envolvidos neste processo sócio - cultural que a criança está inserida.
Objetivos-
Ø  Possibilitar a construção da identidade da criança;
Ø  Conhecer a história e o significado de seu nome;
Ø  Familiarizar-se com imagem do próprio corpo;
Ø  Saber a história de sua vida;
Ø  Identificar os membros de sua família;
Ø  Interação com a família

Linguagens Utilizadas-
Ø  Mundo físico, social e natural;
Ø  Oralidade, leitura e escrita;
Conteúdos-
Ø  Identidade,Historia.
Recursos utilizados –
Pesquisa, papel bobina, canetão jumbo, fotos da família, foto da criança, musica “O sapo não lava o pé”, livro como é bonito o pé do Igor (Sonia Rosa) Música “Palminhas”


DESENVOLVIMENTO

1º Momento
      Enviar uma pesquisa para os pais juntamente com um bilhete na agenda, pedindo que o complete com os dados de seu filho. Inclusive a história do seu nome, e também envie uma foto com a família para realizar uma atividade e sala de aula.
2º Momento
      Conforme as pesquisa forem chegando, numa roda de conversa, a professora deverá fazer a fruição das mesmas, para as crianças conhecerem sua história e dos seus coleguinhas. A partir daí propor a construção do livro quem sou eu.
3º Momento
      Chamar as crianças uma de cada vez diante do espelho, para enxergar suas características. Fazer perguntas como: Onde é sua cabeça? Que cor é seus cabelos? Quantos olhos você tem? Quantas orelhas? Cadê sua boca? Você é menino? Ou menina? Explicar para as crianças as diferenças de cada um. Em seguida
pegar papel bobina, deitar cada  criança de uma vez e  fazer o contorno do corpo, enviar para casa para ser completada com a família com as partes que faltam (cabelos,olhos,boca nariz, orelha, colocar roupas ou pintar conforme  a imaginação ).

4º Momento
      Continua a construção do livro “Quem sou eu”. Pintar o bolo e colocar a idade com palitos de picolé, ainda neste mesmo dia poderá se fazer a página da altura, com barbante medir as crianças, fazer um gráfico  deixar exposto após colocar no livrinho.

5º momento
      “Carimbo das mãozinhas” - Cantar com as crianças a musiquinhas:

Mãozinhas, mãozinhas, nós vamos bater.
Depois as mãozinhas pra traz esconder,
Pra cima, pra baixo
Pra frente e pra traz,
Bem forte bem fraco pra lá e pra cá.
      Conversar com as crianças a utilidade das nossas mãos, e com tinta guache fazer o carimbo no papel sulfite para ser mais uma página do livro.

6º Momento
      Contar a história “Como é bonito o pé do Igor” de Sonia Rosa,
Cantar com as crianças a musiquinha  “O sapo não lava o pé”

O sapo não lava o pé, não lava porque não quer,
Ele mora lá na lagoa, não lava o pé porque não quer.
Mas que chulé!
 Em seguida pedir para que todos tirem seus sapatos, olhem como é bonito seus pés, ir chamando de um por e com tinta guache fazer o carimbo do pé.

7º Momento
      Distribuir revistas para as crianças e pedir para que elas encontrem olhos e cabelos parecidos com os seus, recortar e dar para eles colarem na página do livro “Meus olhos’’ e a outra “Meus cabelos”. Colar o nome da criança na página “Meu nome é”, dar pra criança pintar o nome dela.
8º Momento
      Tirar fotos individual de cada criança, colocar na página “Este sou eu.”
9º momento
      Reunir as crianças numa roda, mostrar as fotos da família que cada um trouxe, dialogando com eles a importância da família,os elementos que compõem a família, chamar um por um para identificar sua família na foto. Em seguida colocar  uma cartolina na parede e pedir para as crianças ir colando a foto que trouxe fazer o cantinho da família. Deixar exposto por uma semana mais ou menos depois colar as fotos na pagina do livro “Minha família”.  

Avaliação-
      Avaliar o desempenho do aluno em realizar as atividades propostas.

REFERÊNCIAS


Ø  Diretrizes Municipais de Araucária 2012

Ø  Formação continuada 2011, 2012

Ø  ROSA, Sonia – Como é bonito o pé do Igor

QUEM SOU EU











































ANEXOS - LIVRINHO QUEM SOU EU



 CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CMEI----
TURMA -










QUEM SOU EU












ARAUCÁRIA - PR





PESQUISA     
     
Quem sou eu?___________________________________ _______________________________________________
Meu nome é:____________________________________
_______________________________________________
Tenho ____ anos. Nasci no dia ___/___/___. Meu endereço é:______________________________________________ ________________________________________________
Meu telefone é: ___________________________________
O nome da minha mãe é:___________________________
O nome do meu pai é: _____________________________
Na minha família também tem: ______________________
 que eu gosto muito e cuida de mim.
Minha altura:__________. Meu peso: _________________
Cor dos olhos: ___________________________________
Cor dos cabelos:__________________________________



 HISTÓRIA DO MEU NOME

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________







TENHO______ ANOS












MINHA ALTURA É:




















MEUS OLHOS SÃO:




















MEUS CABELOS:



















MINHAS MÃOS















MEUS PEZINHOS






















MEU NOME É:



EU E A MINHA FAMÍLIA





























ESTE SOU EU



















LIVRINHO PRONTO DA TURMA DO 
MATERNAL-2012




              























MEUS PEZINHOS


MINHAS MÃOZINHAS





ESTE SOU EU


ESTA É MINHA FAMÍLIA



5 comentários :

  1. Legal seu trabalho. Fiz um semelhante com uma turma de 03 anos.Os desenhos do corpo eu enviei para cada família vestir e expor juntamente com seu filho no local que quisesse na Unidade, ficou muito lindo.E com as fotos das crianças e famílias fiz um álbum que foi enviado para cada criança socializar com suas famílias. O envolvimento das famílias foi surpreendente.
    Abraço, Marizete K

    ResponderExcluir

DEIXE SEU RECADINHO